quarta-feira, 2 de março de 2011

De volta às panelas...

Caros amigos,

Depois de um período de falta de inspiração para a literatura gastronômica, retorno ao blog.
Se as palavras sumiram, o apetite de aventura na cozinha "não". Nas vezes em que a agenda abriu uma oportunidade e a preguiça não fechou a porta, experimentei coisas interessantes... Entre elas uma adaptação da receita do Penne a Carbonara, que é minha sugestão de hoje.

Porém, vamos deixar a receita para depois, pois antes quero dividir com vocês a minha alegria em ver meus amigos se aventurando na cozinha também. Bom também é perceber que muitos, assim como eu, descobriram na cozinha alguns prazeres secretos:
- Cozinhar é expressar amor
- Cozinhar é dispensar atenção
- Cozinhar é promover a união
- Cozinhar é nutrir o ego de elogios
- Cozinhar é arriscar, sem medo
- Cozinhar é aguçar os sentidos
- Cozinhar é exercitar a criatividade
- Cozinhar é alimentar a ousadia de ser criador
- Cozinhar é poder escolher o cardápio (rs)
- Cozinhar é buscar introspectivamente um silêncio com aroma e tic-tacs mais lentos...
 
Foi por tudo isso que a culinária entrou na minha vida; alguns motivos altruístas outros nem tanto. Contudo, em tudo um pouco do meu desejo em demonstrar afeto e receber afeto. Ao dar o primeiro passo e romper o medo de errar, descobri que cozinhar é mais do que nutrir o corpo, é nutrir o coração em sua forma asbtrata de ser.

É isso, sem muita pretensão, espero que hoje possa ter inspirado, com os meus motivos, mais algumas pessoas a começar...

"Gastronomia é comer olhando pro céu"
Millôr Fernandes

Penne a Carbonara (by Gi)
* Ideal para 8 pessoas

Ingredientes:
500 gramas de marcarrão tipo penne (se preferir espaguetti, tudo bem está liberado também)
2 linguiças defumadas, daquelas de mercearia (eu uso Defumados Blumenau)
300 gramas de nata
8 ovos bem batidos
Salsinha e cebolinha verde para decorar e salpicar sobre o prato de quem gosta

Como fazer:
Cozinhe o macarrão conforme as instruções do fabricante. Eu opto por massas mais saudáveis, do tipo integral ou sem glutén, mas isso é uma decisão particular (não influencia no gosto, ok?!). Enquanto o macarrão cozinha, bata os ovos na batedeira por cinco minutos ou até ficarem bem espumosos. Corte a linguiça ao meio e depois fatie. Frite sem óleo até dourarem dos dois lados. Quando o macarrão estiver pronto, escorra e misture à linguiça frita. Em seguida misture os ovos, o calor do macarrão irá cozinhá-los em ponto de omelete. Adicione a nata e deixe incorporar completamente. Desligue e sirva quente. Eu gosto de salpicar cheiro verde.

Como não fiz foto do macarrão, selecionei em http://restodonte.wordpress.com/ esta imagem, pois está parecida com o meu.
A personalização da receita está em substituir o bacon por linguiça defumada pura. Se quiser seguir a versão original, basta fritar 300 gramas de bacon picadinho, no lugar da linguiça. Consegui na internet uma foto da linguiça Blumenau que tanto falo no blog; em Joinville, é possível encontrá-la em vários supermercados e mercearias.

Ipom Defumados Blumenau - Etiqueta em verde e amarelo e cheirinho inconfundível
Para acompanhar essa massa, eu gosto de vinho tinto Merlot, mas como ainda estamos no verão, sugiro um rosé seco refrigerado. Frisantes e espumantes não combinam, mas na dúvida sobre o rosé, opte pelo branco. Para quem não gosta de vinho, recomendo uma limonada suíça, com bastante gelo.

Sem receita de sobremesa hoje, pois - acreditem! - não sobra espaço no estômago (rs)...
Mes amis, c'est tout et a tous un bon appétit!

Abraços,
Gi

Nenhum comentário:

Postar um comentário