segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Lanche da tarde com os amigos

Sabe quando o telefone toca e você está prestes a receber os amigos, porém não tem nada pronto para servir? Correr à padaria é uma opção, claro... Porém, na minha opinião, nada melhor que preparar algo com carinho para presentear os convidados. Melhor ainda se for algo muito prático e gostoso, para você receber todos os elogios (rs)! A receita desta semana vem da minha tia Tatiane. Há muito tempo ela faz uma torta salgada que é a cara do lanche da tarde. Espero que gostem.
A receita é especialmente para a minha amiga blogueira Camila, que não come carne vermelha. Aliás, esqueci de responder sua pergunta sobre o bolo de carne [infelizmente com frango não fica bom porque resseca demais] e para redimir o meu atraso no retorno escolhi essa que pode usar quantos recheios a nossa imaginação permitir.

Torta Salgada da Tia Tati

Massa

Ingredientes
4 ovos
2 copos de leite
2 copos de trigo
1/2 copo de azeite
1 colher de sopa de fermento para bolo
1/2 pacote de queijo parmesão
1 pitada de sal

Modo de preparo: bata no liquidificador todos os ingredientes, menos o fermento, pois ele só pode ser misturado (não batido) no final e suavemente. Em três minutos no máximo a massa fica pronta. Ótimo isso, não?

Recheio

Parte 1
5 tomates médios sem sementes e de preferência sem pele - para isso coloque-os em uma panela com água e leve ao fogo por no máximo 10 minutos. Assim que a pontinha da pele soltar, tire a água quente e lave-os na água fria, então é só puxar que a pele e as sementes do tomate saem facilmente.
1 cebola bem picadinha
100 gramas de azeitonas verdes picadas
1 colher de sobremesa de azeite de oliva extra virgem
1 colher de sopa de orégano
Reúnas estes ingredientes em uma travessa e deixe a mistura descansar enquanto prepara o restante da torta.

Parte II
Escolha a carne. Pode ser carne moída, frango, atum, queijo e presunto, peito de peru, há muitas variações possíveis. A versão da minha tia levava apenas carne moída, mas já fiz testes com frango e provei outras com peito de peru, atum (que eu nem gosto) e queijo e presunto e achei ótimas. No caso de carne, frango ou atum é preciso fazer um refogado básico com um pouco de cebola, alho, sal, pimenta e temperos. Para as opções com frios só é necessário misturar.
Dica: cuidado com o sal, pois haverá na massa e no recheio mais um pouco, então pegue leve para não estragar a torta.

Montagem

Unte a forma, espalhe a massa, distribua a mistura com tomates e depois o recheio escolhido. Leve ao forno em 180 graus, depois de pré aquecê-lo, até que espetando com um garfo a massa não grude. Corte em quadradinhos e bon appétit!

A massa fica deliciosamente leve. Se preferir use menos recheio.

3 comentários:

  1. Oiii,
    Ahh que lindo, uma receita especialmente para a minha pessoinha =)
    vou fazer e responder aqui..hehe

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gi, a cara dessa torta está demais! Vamos querer provar quando estivermos por ai no final do ano hein? Beijão querida!
    Alvaro e Bia

    ResponderExcluir