segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Torta da Karina

Faz poucos dias que recebi uma notícia que me deixou muito feliz: minha amiga Karina será novamente mamãe! Sei o quanto esse bebê foi desejado e a Karina é uma mãe incrível, inclusive das amigas, tanto que a chamo minha amiga-mãe!
Ao saber, fiquei morrendo de saudades do tempo em que a gente se encontrava semanalmente para conversar e aprender um pouco mais sobre os sonhos e projetos de Deus para nossas vidas. Veio à memória uma torta quente que ela fazia de vez em quando para lancharmos ao final do encontro. 
Mulheres reunidas na casa da Karina (lenço verde)
Na semana passada, recebi outras amigas especiais na minha casa, para o mesmo motivo e então decidi tentar a receita da Karina. O melhor desta receita é que você normalmente tem os ingredientes em casa e é muito simples de fazer.

Hoje compartilho o resultado com vocês, lembrando que são amizades verdadeiras que temperam nossa vida: 

Pão quente da Karina

De 6 a 8 fatias de pão de leite sem casca. Você fará duas camadas de pão, então a quantidade varia conforme o tamanho da travessa de vidro que decidir usar.
Misture em um uma tigela: 300 gramas de presunto e 300 gramas de queijo mussarela em fatias picadinhas em quadradinhos; 1 lata de milho e 1 de ervilha; 1 lata de Pomarola tradicional (pode ser sabor pizza também) e 1 caixinha de creme de leite; 2 colheres de sopa de maionese, 2 colheres de sopa de ketchup e 1 colher de sopa de mostarda amarela; 1 colher de café de sal e outra de pimenta e 2 colheres de sopa rasas de orégano e, como experiência, adicionei 180 gramas (um copinho daqueles como requeijão) de queijo cheddar cremoso (na embalagem dizia requeijão com sabor cheddar, pode ser também, para não ficar muito salgado nem roubar o sabor do restante).

Agora que você já tem o recheio basta montar, iniciando com uma camada fina do recheio, uma cama de fatias de pão, um camada generosa de recheio, fatias de pão, concluindo com outra camada generosa de recheio. Se a travessa for bem alta pode até fazer três camadas de pão, porém, por último sempre o recheio. Deixe descansar por 1 hora e depois asse em forno pré-aquecido (200º C) por aproximadamente 30 minutos.

Antes de servir, cubra a torta com batata-palha fininha e crocante! Importante servir quente! Se bem que o cheirinho é tão maravilhoso que dificilmente os convidados vão demorar para sentar à mesa (rs).

Receita para matar a saudade...

No dia que eu fiz, sobrou recheio porque optei por uma travessa menor. Se isso acontecer com você, guarde o recheio na geladeira e faça sanduíches prensados na sanduicheira no dia seguinte (passe manteiga por fora do pão). Humm...

Bon appétit!

“Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” (Pv 17.17)
"... mas há amigo mais chegado do que um irmão" (Pv 18.24)

2 comentários: