segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mortadela, sim, senhorita!

Então, este post tem por objetivo levantar uma campanha na internet para tornar o sanduíche de mortadela do Mercado Municipal de São Paulo mais um patrimônio nacional! Precisam experimentar principalmente aqueles que, como eu, odeiam mortadela. Isso mesmo, eu odeio mortadela e ainda assim fiquei rendida pelo famoso sanduíche.

Belíssima: o nosso sanduíche!
Após participar até as 4 horas da manhã do extraordinário casamento dos amigos Rodrigo e Letícia no sábado, perdemos o café da manhã do hotel e fomos "famintos" diretamente ao mercado. Chegando lá, com os olhos marejados e as narinas aguçadas pelos aromas tentadores do lugar, procuramos pelo Hocca Bar, que fica no mezanino e também foi indicação do amigo André.
Turistas declarados pedimos tudo que havia de tradicional: bolinho e pastel de bacalhau e, claro, o sanduíche, que atende pelo nome de Belíssima. Para não nos chamarem de gulosos, vou logo avisando que Paulo e eu dividimos tudo e ainda sobrou o pastel que, ao nosso paladar, não surpreendeu (não sei por que quando retornamos ao Hocca na terça, a atendende nos reconheceu... rs). O bolinho é bom e vale a pena experimentar, um é suficiente para duas pessoas conhecerem o sabor.


Eu não falei que o bolinho era grande!
Era nosso primeiro café da manhã e almoço em São Paulo. Então a primeira mordida seria inesquecível! Difícil foi encontrar um lugar para se encostar, isso mesmo: cadeira e mesa são artigos de luxo! Não porque não existem, mas às existentes há fila de espera (olhos furiosos te fulminam se você se aproximar). Conversa vai, conversa vem, os animados e gentis garçons nos arrumaram um cantinho no balcão ao lado chopeira, para pelo menos apoiarmos os pratos. Quem me conhece e sabe como eu sou chata para atendimento - põe chata nisso! - deve estar surpreso(a), porém, pelo conjunto, comer de pé, vendo a movimentação na cozinha e o agito/alegria atrás do bar é algo até interessante!
Expremidos entre a chapa e a chopeira.
Chega de papo fiado e vamos ao ponto-chave desse post, ou melhor, ao ponto do sanduíche em questão. O cardápio oferece variedades em sandubas com mortadelas (italiano, tradicional, light, etc.). Escolhemos um que leva tomate seco na receita. Vou tentar descrever para vocês: coloque um pão francês torradinho, com 300 gramas de pura mortadela Ceratti (sem aquele excesso de carocinho branco, blágh), queijo, tomate seco e orégano. Pulo de gato (como diz minha amiga Ana Maria Braga): pitadinhas de mostarda amarela entre as camadas! Se for fazer em casa: procure um grill ou uma chapa em temperatura não muito alta, coloque a mortadela, tomate seco, queijo e orégano e abafe com uma tampa de panela alta, para cozinhar!

Para contar isso no blog, fiquei observando atentamente o chapeiro (detalhe da tampa à direita)
Pela foto, podemos imaginar quantos sanduíches são feitos por dia. A produção é quase industrial. Não esqueça que o pão tem que ser daqueles bem crocantes, para a obra ser perfeita!

Se não puder ir a São Paulo, faça em casa e bon appétit!

 Au revoir...

3 comentários:

  1. Huuuum.
    Ótima sugestão para o Coffee de sexta-feira ein Gi (hehehe).
    Beeeijo!

    ResponderExcluir
  2. Como assim tu veio pra SP e não me avisou??Hehehehe. E eu tmb não curto mortadela, mas esse sanduiche é perfeito. Aquele com tomate seco então, melhor ainda!

    Saudades de você querida!Boa sorte na vida de blogueira. hehehehe

    Amo vc
    =*
    Cissa

    ResponderExcluir
  3. Oi Gi!

    Pela foto do sanduba parece uma delícia... e eu adoro mortadela! Eu e o Chico também estivemos no mercado há pouco tempo, mas não conseguimos mesa lá em cima. Ficamos com o pastel de bacalhau do andar térreo, delicioso hum.... Bjs da Cris

    ResponderExcluir